domingo, 25 de março de 2007

Diretrizes e conteúdo programático da prova de sociologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DIRETRIZES
O conteúdo programático de Sociologia tem como objetivo geral verificar a competência dos candidatos quanto ao domínio de alguns conceitos fundamentais nessa área do conhecimento e sua aplicação à compreensão dos fenômenos relacionados à estrutura e à dinâmica da sociedade, de maneira geral, e da sociedade brasileira, em particular. Também visa ressaltar o caráter científico da Sociologia, de modo a permitir a aferição do grau de superação de uma visão fragmentária da vida social, calcada no senso comum. Dessa forma, serão privilegiadas as inter-relações entre os fenômenos sociais, bem como o caráter ao mesmo tempo sistemático e contraditório da vida coletiva e as tendências transformadoras que se manifestam no seu interior. Além disso, serão estimuladas a capacidade de raciocínio, a reflexão crítica e a criatividade dos candidatos.
O programa aborda os principais eixos da Sociologia, como a explicação sistemática da vida em sociedade e, preservado seu caráter introdutório, procura estabelecer um vínculo entre os conceitos teóricos e as realidades a que se referem. A seqüência das unidades observa as necessidades inerentes à estrutura lógica da Sociologia e, ao mesmo tempo, o caráter histórico dessa ciência para resgatar algumas discussões clássicas nesse campo do conhecimento e contribuir, simultaneamente, para o esclarecimento de temáticas relacionadas com o contexto de vida dos alunos, ou seja, com a realidade social, cultural e política do Brasil contemporâneo.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I __ Sociologia como Ciência.
_ A construção do saber sociológico: os clássicos.
_ Cultura e sociedade
1. Sociologia como autoconsciência da Sociedade:
- Breve histórico do surgimento da Sociologia.
-A concepção da sociedade segundo os clássicos da Sociologia.
2. Émile Durkheim e a teoria positivista da sociedade:
- Fato individual x fato social.
- A divisão do trabalho social.
- Solidariedade mecânica x solidariedade orgânica.
- Socialização.
- Coesão social e anomia.
- Normal e patológico.
- Consciência coletiva.
3. Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista:
- Modo de produção: relações sociais de produção e forças produtivas.
- Infra estrutura e superestrutura.
- A contradição social como fundamento da realidade sócio-cultural.
- A produção social em função da lógica do capital: a mercantilização das relações sociais
4. Max Weber e a teoria compreensiva da sociedade:
- Ação social e relações sociais.
- Tipos de ação social.
- Racionalidade e não racionalidade das ações.
5. Cultura e Sociedade.
- Natureza e cultura:
.Conceito antropológico de cultura: a
desnaturalização dos costumes.
- Diversidade cultural:
. Etnocentrismo e relativismo cultural.
. Grupos étnicos-culturais.
. Preconceito e mito da democracia racial no Brasil.
- Cultura popular e cultura erudita:
. Características.
. A heterogeneidade da produção cultural.
- Indústria cultural:
. Cultura como mercadoria.
. Estandardização, homogeneização e passividade.
. Propaganda e consumismo.
. Banalização e descaracterização da produção cultural.
II __ Trabalho e produção social.
__ Participação política e movimentos sociais
1. Trabalho e produção social:
- Divisão do trabalho social; cooperação e solidariedade (Émile Durkheim).
- A produção social como produção de valor; ciência e tecnologia; desigualdade, alienação e conflito (Karl Marx).
- A ética do trabalho (Max Weber).
- As formas de gestão da produção social: taylorismo, fordismo e produção flexível.
- Globalização:
. Características econômicas, políticas, sociais e culturais.
. A inserção do Brasil na nova ordem em formação.
2- As relações políticas e Estado:
- O macro e o micro poder.
- Poder e dominação em Max Weber.
- Os conceitos sociológicos de Estado: monopólio legítimo da força (Max Weber); instrumento da classe dominante (Karl Marx); o Estado como instituição social (Émile Durkheim).
- Democracia e participação política:
. Democracia e autoritarismo.
. Democracia e desigualdades sócioeconômicas e culturais.
. Formas diretas e indiretas de participação política.
3- Movimentos Sociais:
- Conceito e características gerais dos movimentos sociais.
- Movimento operário e sindicalismo.
- Movimentos sociais contemporâneos:
. Os novos movimentos sociais: étnicos, sexuais, de gênero, religiosos, ecológicos, estudantis, rurais e urbanos.
- Movimentos sociais e cidadania.

Sugestões Bibliográficas
ALVES, J. F. A invasão cultural norteamericana. São Paulo: Moderna, 2001.
ARANTES, A. A. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BERND, Z. Racismo e anti-racismo. São Paulo: Moderna, 1994.
BRANDÃO, A. C., DUARTE, M. F. Movimentos culturais de juventude. São Paulo: Moderna,
1999.
CHIAVENATO, J. J. O negro no Brasil. São Paulo: Moderna, 1991.
COELHO, T. O que é indústria cultural, São Paulo: Brasiliense, 1986.
COMBESQUE, M. A. O silêncio e o ódio. Racismo: da ofensa ao assassinato. São
Paulo: Scipione, 2001.
COSTA, M. C. C. Sociologia: Introdução à ciência da Sociedade. São Paulo: Moderna, 2000.
DA MATTA, R. Explorações. Ensaios de Sociologia interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 121-135
DIAS, E.; CASTRO, A. M. Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1981.
DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. 12.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.Cap.1, p. 33-56.
FORACCHI, M. M.; MARTINS, J. S. (orgs.) Sociologia e Sociedade. Leituras de Introdução à Sociologia. Rio de Janeiro: Ed. LTC. 1978. p. 23-52 e 139-144.
GUIMARÃES, E. F. (org.). Pensando a sociedade: Textos de Sociologia para o 2o Grau. Uberlândia: UFU, CEHAR, DECIS, 1994.
IANNI, O. Dialética e capitalismo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
_______. Ensaios de Sociologia da cultura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p. 201-212.
KUPSTAS, M. (org). Comunicação em debate. São Paulo: Moderna, 1997.
___________ Identidade nacional em debate. São Paulo: Moderna,1997.
___________ Trabalho em debate. São Paulo: Moderna, 1997.
LARA, T. A. Cultura: conceito. Educação e Filosofia, Jul.88/Jun.89. p.07-12, v. 3.
LARAIA, R. Cultura: um conceito antropológico.13 ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
MAESTRI, M. Terra do Brasil. (A conquista lusitana e o genocídio Tupinambá). São Paulo: Moderna, 1993.
MARTINS, C. B. O que é Sociologia. São Paulo: Brasiliense, 1994.
MARX, K.; ENGELS, F. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Global,1986.
MERCADANTE, C. O homem: que bicho é esse. São Paulo: Moderna, 1997.
OLIVEIRA, P. S. Introdução à Sociologia. 2. ed. São Paulo: Ática, 2000.
QUEIROZ, R. S. Não vi e não gostei: o fenômeno do preconceito. São Paulo: Scipione, 2001.
QUINTANEIRO, T. Um toque de clássicos. 2.ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1995.
TOMAZI, N. D. (Coord). Iniciação à Sociologia. 2.ed. São Paulo: Atual, 2000.
VALENTE, A. L. Ser negro no Brasil hoje. São Paulo: Moderna, 2000.
_____________. Educação e diversidade cultural: um desafio da modernidade. São Paulo, Moderna, 1999.
WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 7. ed. São Paulo: Biblioteca
Pioneira de Ciências Sociais,1992.Parte II, Cap. 5.
___________ Conceitos Básicos de Sociologia. São Paulo: Moraes, 1967.caps. 2- 7, 16 e 17.

Um comentário:

Anônimo disse...

eshare exclusiva cérebro horizontes algum deste algébrico delas passará patrimoniais