O conteúdo programático de Sociologia tem como objetivo geral verificar a competência dos candidatos quanto ao domínio de alguns conceitos fundamentais nessa área do conhecimento e sua aplicação à compreensão dos fenômenos relacionados à estrutura e à dinâmica da sociedade, de maneira geral, e da sociedade brasileira, em particular. Também visa ressaltar o caráter científico da Sociologia, de modo a permitir a aferição do grau de superação de uma visão fragmentária da vida social, calcada no senso comum. Dessa forma, serão privilegiadas as inter-relações entre os fenômenos sociais, bem como o caráter ao mesmo tempo sistemático e contraditório da vida coletiva e as tendências transformadoras que se manifestam no seu interior. Além disso, serão estimuladas a capacidade de raciocínio, a reflexão crítica e a criatividade dos candidatos.
O programa aborda os principais eixos da Sociologia, como a explicação sistemática da vida em sociedade e, preservado seu caráter introdutório, procura estabelecer um vínculo entre os conceitos teóricos e as realidades a que se referem. A seqüência das unidades observa as necessidades inerentes à estrutura lógica da Sociologia e, ao mesmo tempo, o caráter histórico dessa ciência para resgatar algumas discussões clássicas nesse campo do conhecimento e contribuir, simultaneamente, para o esclarecimento de temáticas relacionadas com o contexto de vida dos alunos, ou seja, com a realidade social, cultural e política do Brasil contemporâneo.
O programa aborda os principais eixos da Sociologia, como a explicação sistemática da vida em sociedade e, preservado seu caráter introdutório, procura estabelecer um vínculo entre os conceitos teóricos e as realidades a que se referem. A seqüência das unidades observa as necessidades inerentes à estrutura lógica da Sociologia e, ao mesmo tempo, o caráter histórico dessa ciência para resgatar algumas discussões clássicas nesse campo do conhecimento e contribuir, simultaneamente, para o esclarecimento de temáticas relacionadas com o contexto de vida dos alunos, ou seja, com a realidade social, cultural e política do Brasil contemporâneo.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I __ Sociologia como Ciência.
_ A construção do saber sociológico: os clássicos.
_ Cultura e sociedade
1. Sociologia como autoconsciência da Sociedade:
- Breve histórico do surgimento da Sociologia.
-A concepção da sociedade segundo os clássicos da Sociologia.
2. Émile Durkheim e a teoria positivista da sociedade:
- Fato individual x fato social.
- A divisão do trabalho social.
- Solidariedade mecânica x solidariedade orgânica.
- Socialização.
- Coesão social e anomia.
- Normal e patológico.
- Consciência coletiva.
3. Karl Marx e a crítica da sociedade capitalista:
- Modo de produção: relações sociais de produção e forças produtivas.
- Infra estrutura e superestrutura.
- A contradição social como fundamento da realidade sócio-cultural.
- A produção social em função da lógica do capital: a mercantilização das relações sociais
4. Max Weber e a teoria compreensiva da sociedade:
- Ação social e relações sociais.
- Tipos de ação social.
- Racionalidade e não racionalidade das ações.
5. Cultura e Sociedade.
- Natureza e cultura:
.Conceito antropológico de cultura: a
desnaturalização dos costumes.
- Diversidade cultural:
. Etnocentrismo e relativismo cultural.
. Grupos étnicos-culturais.
. Preconceito e mito da democracia racial no Brasil.
- Cultura popular e cultura erudita:
. Características.
. A heterogeneidade da produção cultural.
- Indústria cultural:
. Cultura como mercadoria.
. Estandardização, homogeneização e passividade.
. Propaganda e consumismo.
. Banalização e descaracterização da produção cultural.
II __ Trabalho e produção social.
__ Participação política e movimentos sociais
1. Trabalho e produção social:
- Divisão do trabalho social; cooperação e solidariedade (Émile Durkheim).
- A produção social como produção de valor; ciência e tecnologia; desigualdade, alienação e conflito (Karl Marx).
- A ética do trabalho (Max Weber).
- As formas de gestão da produção social: taylorismo, fordismo e produção flexível.
- Globalização:
. Características econômicas, políticas, sociais e culturais.
. A inserção do Brasil na nova ordem em formação.
2- As relações políticas e Estado:
- O macro e o micro poder.
- Poder e dominação em Max Weber.
- Os conceitos sociológicos de Estado: monopólio legítimo da força (Max Weber); instrumento da classe dominante (Karl Marx); o Estado como instituição social (Émile Durkheim).
- Democracia e participação política:
. Democracia e autoritarismo.
. Democracia e desigualdades sócioeconômicas e culturais.
. Formas diretas e indiretas de participação política.
3- Movimentos Sociais:
- Conceito e características gerais dos movimentos sociais.
- Movimento operário e sindicalismo.
- Movimentos sociais contemporâneos:
. Os novos movimentos sociais: étnicos, sexuais, de gênero, religiosos, ecológicos, estudantis, rurais e urbanos.
- Movimentos sociais e cidadania.
Sugestões Bibliográficas
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ARANTES, A. A. O que é cultura popular. São Paulo: Brasiliense, 1986.
BERND, Z. Racismo e anti-racismo. São Paulo: Moderna, 1994.
BRANDÃO, A. C., DUARTE, M. F. Movimentos culturais de juventude. São Paulo: Moderna,
1999.
CHIAVENATO, J. J. O negro no Brasil. São Paulo: Moderna, 1991.
COELHO, T. O que é indústria cultural, São Paulo: Brasiliense, 1986.
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Paulo: Scipione, 2001.
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DA MATTA, R. Explorações. Ensaios de Sociologia interpretativa. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. p. 121-135
DIAS, E.; CASTRO, A. M. Introdução ao pensamento sociológico. Rio de Janeiro: Eldorado, 1981.
DURKHEIM, É. Educação e Sociologia. 12.ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978.Cap.1, p. 33-56.
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IANNI, O. Dialética e capitalismo. 2.ed. Petrópolis: Vozes, 1985.
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WEBER, M. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 7. ed. São Paulo: Biblioteca
Pioneira de Ciências Sociais,1992.Parte II, Cap. 5.
___________ Conceitos Básicos de Sociologia. São Paulo: Moraes, 1967.caps. 2- 7, 16 e 17.
Um comentário:
eshare exclusiva cérebro horizontes algum deste algébrico delas passará patrimoniais
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