quinta-feira, 20 de março de 2008

A modernidade segundo as teorias sociais clássicas (Paulo Ghiraldelli Jr)


O que é a modernidade? Se agora, no final do século, discutimos se vivemos o fim da modernidade e se estamos ou não em uma situação pós-moderna, entre o século XIX e as primeiras décadas deste século, a questão era outra: queria-se caracterizar socialmente os chamados “tempos modernos”. Esse esforço, aliás, pode mesmo já ser tomado como uma das características da modernidade. Um dos seus frutos é o advento e consolidação da sociologia, que muitas vezes é mesmo uma crônica da modernidade. E é a sociologia, justamente em seu momento de consolidação como disciplina universitária na França, com Durkheim, que repõe no centro da discussão sobre a modernidade a preocupação com a ética e com a moral.

Querendo retirar a discussão sobre ética e moral do campo filosófico, de modo a compreender os fenômenos morais, do ponto de vista social, desvinculando os resultados advindos dessa compreensão de qualquer formulação de descrições de caráter normativo, Durkheim, já pode, por isso, ser tomado como um sintoma da modernidade, ao mesmo tempo que constrói uma teoria sobre ela.

Contrapondo-se às visões que entendiam a modernidade como uma época de completa incerteza quanto às possibilidades de vigência da solidariedade entre os homens, Durkheim estuda esse fenômeno moral em sua tese de doutoramento, A divisão do trabalho social. Nela, ele contrapõe à sociedade tradicional o que entende ser a sociedade moderna. Na primeira, a “consciência coletiva” – as crenças, sentimentos etc., partilhados por todos os membros da coletividade – é forte, unitária e homogeneizadora. Consequentemente, nesse tipo de sociedade os homens pouco se diferenciam entre si, e a coesão social é fundada no que ele denomina de “solidariedade mecânica”. Nesse caso a divisão do trabalho tem uma forma rudimentar, geralmente não passando de divisão sexual. Na sociedade moderna, ao contrário, uma força determinada de produção estende e aprofunda a divisão do trabalho: a diversificação, as especializações e, consequentemente, a diferenciação entre as pessoas são intensas. A “consciência coletiva” se enfraquece, abrindo espaço para a “consciência individual”; a própria “consciência coletiva” muda de caráter, passando mesmo a sustentar o “culto do indivíduo”. Durkheim conclui, então, que a crescente divisão do trabalho e as especializações geram uma crescente interdependência entre os membros da sociedade: desenvolve-se uma coesão social baseada não mais na igualdade das pessoas e no total envolvimento da “consciência social” na “consciência coletiva”, mas, sim, baseada na diferenciação e complementaridade entre os membros da sociedade. Tem-se, então, uma situação social na qual vigora a “solidariedade orgânica” e detrimento relativo da solidariedade mecânica. Entendendo que a base moral de cada homem não é feita de generalidades, e que o homem está destinado a preencher uma posição especial no “organismo” social, Durkheim acredita que ele deve, antecipadamente, aprender o seu papel de homem. Com isto não está Durkheim advogando uma especialização precoce da criança, mas, segundo o que ele próprio alerta, apenas lembrando que a educação na sociedade moderna desenvolve um trabalho de orientação vocacional e que este trabalho está inevitavelmente direcionado no sentido de potencializar a “solidariedade orgânica”. A educação participa, então, digamos assim, naturalmente, do desenvolvimento de formas de coesão social que seriam superiores, se integrando em um projeto de conservação da sociedade.
Não que Durkheim secundarize o caráter inerentemente conflituoso da sociedade moderna, pelo contrário, sua compreensão da modernidade é a resposta, talvez não sem uma dose de angústia, diante dos conflitos dos chamados novos tempos, uma resposta que acredita encontrar uma senda na qual ainda poderíamos ver caminhar o fluxo de um progresso otimista. Mas a compreensão durkheimiana da modernidade é tensionada por duas outras teorias sociais que, de certo modo, menos otimista a respeito dos tempos modernos. Como todos sabem, me refiro a Marx e a Weber.

Marx, no Manifesto Comunista, coloca o advento dos tempos modernos em associação ao nascimento e desenvolvimento da “sociedade burguesa moderna”, resultado das “ruínas da sociedade feudal” e continuadora daquilo que ele chamou de “antagonismos de classes”. A história da modernidade é a história do trabalho revolucionário da burguesia que, tendo conquistado o poder, “calcou aos pés as relações feudais, patriarcais e idílicas”. Nesse trajeto, despedaçou, “sem piedade”, “os complexos laços que prendiam o homem feudal a seus ‘superiores naturais’”, deixando subsistir apenas, de homem para homem, “o laço do frio interesse, as duras exigências “do pagamento à vista’.” Ela, a burguesia, afogou os fervores sagrados do êxtase religioso, do entusiasmo cavalheiresco, do sentimentalismo pequeno-burguês nas águas geladas do cálculo egoísta. Fez da dignidade pessoal um simples valor de troca; substituiu as numerosas liberdades, conquistadas com tanto esforço, pela única e implacável liberdade de comércio. Em uma palavra, em lugar da exploração velada por ilusões religiosas e políticas, a burguesia colocou uma exploração aberta, cínica, direta e brutal.” A burguesia, ainda nas palavras de Marx, “despojou de sua auréola todas as atividades até então reputadas veneráveis e encaradas com piedoso respeito. Do médico, do jurista, do sacerdote, do poeta, do sábio fez seus servidores assalariados. A burguesia rasgou o véu do sentimentalismo que envolvia as relações de família e reduziu-as a simples relações monetárias." A sociedade moderna é, para ele, a época da contínua “subversão da produção” – e só por ela a burguesia pode continuar a existir -, e de modo a apresentar uma “agitação permanente” e uma insegurança constante. Na modernidade as coisas se tornam antiquadas antes de ossificar, tudo que era sólido se esfuma, tudo o que é sagrado é profanado “e os homens são obrigados finalmente a encarar com serenidade suas condições de sobrevivência e suas relações recíprocas." Na compreensão de Marx, a modernidade é a época do conflito entre o desenvolvimento das forças produtivas – incluindo aí as ciências –, incentivadas e criadas pela burguesia, e as relações de produção e de propriedade – incluindo aí o conjunto de normas éticas e costumes morais - que fundamentam e caracterizam o sistema de vida burguês.

Em Weber, nos estudos que conhecemos pelo título A ética protestante e o espírito do capitalismo, a modernidade é descrita como a época da “organização capitalistica racional assentada no trabalho “formalmente livre”. Isto é, trata-se da época do advento da ‘organização industrial racional, orientada para um mercado real, e não para oportunidades políticas ou especulativas de lucro”, organização esta na qual cada unidade de produção, isto é, cada empresa, se desliga da antiga forma doméstica de produção, passando a adotar, ou melhor, criando mesmo, a “contabilidade racional”. Aprofunda-se, assim, a racionalização, na medida em que o capitalismo se associa a ciência moderna e, principalmente, à técnica, que passa a impulsionar a produção e a ser por esta impulsionada. Essa racionalização penetra as mais diversas instituições, como o Estado – que, por sua vez, passa a ser administrado por funcionários especializados e assalariados, isto e, por uma burocracia independente – e todo o campo cultural. A modernidade cultural, segundo Weber, corresponde à autonomia das esferas de atuação e valoração humanas – ciência, arte e moral – em relação às imagens metafísico-religiosas de mundo que, anteriormente, davam um sentido à vida humana. Weber chama a isto de “desencantamento do mundo”: a “intelectualização” e a “racionalização” crescentes que se manifestam na conduta humana em geral. Weber explica que não se trata de um aumento de conhecimento, popularizado entre os homens, mas significa, sim, que eles passam a agir e pensar, diante dos fenômenos e das coisas que os cercam, levando em conta o conhecimento que poderiam adquirir para entendê-las, enxergando o mundo, então, completamente desencantado, sujeito ao domínio do cálculo e, portanto, da previsibilidade.

Como se vê, as relações entre ciência e ética, na compreensão da modernidade de Weber e Marx, se estabelecem de uma maneira bastante distinta daquela apresentada por Durkheim. Neste, a ciência colabora com a proliferação das especializações, que, por sua vez, potencializam a coesão social na medida em que colaboram com a “solidariedade orgânica”. Moral e ciência não são, social e necessariamente antagônicas. Ora, em Marx, as ciências, principalmente as ciências matemáticas e da natureza, de certo modo como núcleo das forças produtivas, só se desenvolvem às custas das relações de produção – incluindo nestas a ordem ética e moral – e, em determinados momentos, ao contrário, tem esse desenvolvimento truncado, entrando então em conflito com essas relações, colocando na pauta histórica, até mesmo, a revolução social. Em Weber, o desencantamento do mundo é, já a autonomia das esferas de valor, de modo que, na compreensão weberiana da modernidade, a racionalidade, reduzida ao agir com vistas a fins – a racionalidade formal – fica restrita à esfera do conhecimento, isto é, da ciência, enquanto que a moral e a estética são aceitas como o campo do não-relacional. Marx enfatiza o conflito entre ciência e moral, embora ele deixe transparecer, não raro, que acredita que uma sociedade moralmente sadia – isto é, aquela que realiza a liberdade social e individual – depende da contínua dominação da natureza e, sendo assim, de um crédito positivo à ciência e à tecnologia, otimismo que passou logo a ser contestado ainda no século XIX. Ora, Weber não está preocupado com uma sociedade moralmente sadia. Inclusive, há quem diga que ele, pessoalmente e na própria compreensão da modernidade, coloque como inevitável uma moral de resignação e virilidade. Ele vê como inerente à modernidade a crescente intelectualização, que, na sua conceituação, significa à predominância de um tipo de racionalidade (aliás, para ele, a única racionalidade), a racionalidade formal, que, como sabemos, é impulsionada pela mentalidade genericamente de cunho científico-positiva, sendo que, para ele, isso não leva à liberdade, mas sim à vida no interior do que Adorno, por sua vez, chama de “sociedade administrada”.

15 comentários:

Anônimo disse...

http://markonzo.edu baggage imitrex side effects giovan inderal side effects rorke jowness nifedipine side effects lopez effexor side effects purview hackett lipitor side effects maynard

Anônimo disse...

Everything is very open with a precise explanation of
the challenges. It was definitely informative.
Your website is very useful. Many thanks for sharing!


Here is my blog pure raspberry ketones

Anônimo disse...

I do not know if it's just me or if everybody else encountering problems with your site. It appears like some of the written text in your posts are running off the screen. Can someone else please comment and let me know if this is happening to them as well? This could be a problem with my internet browser because I've had this happen previously.
Appreciate it

Have a look at my web site: Viarex facts

Anônimo disse...

This is very interesting, You're a very skilled blogger. I've
joined your feed and look forward to seeking more of your magnificent post.
Also, I have shared your website in my social networks!

Also visit my homepage ... Saffron X

Anônimo disse...

I seldom comment, but i did some searching and wound up here
"A modernidade segundo as teorias sociais cl�ssicas (Paulo Ghiraldelli Jr)".
And I actually do have 2 questions for you if
you don't mind. Could it be simply me or does it give the impression like a few of these remarks come across like left by brain dead people? :-P And, if you are posting on additional online sites, I'd like to keep up with everything fresh
you have to post. Would you make a list of all of all your community sites like
your Facebook page, twitter feed, or linkedin profile?

my web blog: Pureberry Max Raspberry Ketone REview

Anônimo disse...

magnificent issues altogether, you just received a new reader.
What would you suggest about your put up that you just
made a few days ago? Any positive?

My blog: Muscle Rev Extreme

Anônimo disse...

Thanks a lot for sharing this with all folks you really know what you're talking approximately! Bookmarked. Kindly also visit my web site =). We can have a link alternate contract among us

Feel free to surf to my weblog: Xength X1 Reviews

Anônimo disse...

Magnificent goods from you, man. I have understand your stuff prior to and
you're simply extremely wonderful. I really like what you've acquired
right here, really like what you are saying and the best way by which you assert it.
You're making it enjoyable and you continue to take care of to stay it smart. I cant wait to learn much more from you. That is actually a great site.

Feel free to visit my blog post; Low Testosterone in men

Anônimo disse...

I love your blog.. very nice colors & theme.
Did you design this website yourself or did you hire someone to do it for you?
Plz reply as I'm looking to create my own blog and would like to know where u got this from. appreciate it

Here is my web-site :: how to work from home

Anônimo disse...

I am not sure where you're getting your information, but great topic. I needs to spend some time learning more or understanding more. Thanks for fantastic information I was looking for this info for my mission.

Also visit my blog ... Adorna Reviews

Anônimo disse...

I am no longer certain where you're getting your information, however great topic. I must spend a while studying much more or figuring out more. Thank you for magnificent information I used to be searching for this info for my mission.

Green coffee diet

Anônimo disse...

Its like you learn my thoughts! You seem to grasp a
lot approximately this, such as you wrote the e book in it or something.
I feel that you just could do with a few % to drive the message house a little bit,
but instead of that, this is excellent blog. A fantastic read.
I will certainly be back.

My homepage - Revolyn facts

Anônimo disse...

I think everything posted made a ton of sense. However,
think on this, what if you added a little information?
I mean, I don't wish to tell you how to run your website, however suppose you added something that grabbed folk's attention?
I mean "A modernidade segundo as teorias sociais cl�ssicas (Paulo Ghiraldelli Jr)"
is kinda plain. You ought to glance at Yahoo's front page and note how they create post headlines to grab viewers to click. You might try adding a video or a picture or two to get people interested about what you've got to say.
In my opinion, it might make your blog a little bit
more interesting.

my web blog; Natural Cleanse

Anônimo disse...

Generally I do not read post on blogs, but I wish to say
that this write-up very pressured me to check out and do
so! Your writing taste has been surprised me. Thank you, quite great post.


Here is my site ... No2 maximus review

Anônimo disse...

I am extremely inspired with your writing abilities as neatly as with the format for your
weblog. Is this a paid theme or did you customize it yourself?
Either way keep up the nice quality writing, it is uncommon to see a nice
weblog like this one nowadays..

Here is my web blog :: Raspberry Ketone Reviews